Viver em harmonia com o seu corpo, é sentir-se bem em qualquer momento ou idade de sua vida. Para isto, é muito importante conhecer as reais necessidades que seu corpo precisa para estar saudável, a fim de lhe proporcionar um melhor bem-estar e aumentar sua longevidade.
A população acima de 30 anos de idade registrou um crescimento em 2019, atingindo 57,7% segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e acredite se quiser, mas quem já passou dos 30 anos começa a sofrer com o declínio natural da pele ocasionado pela idade.
A ação dos radicais livres em nosso corpo acelera o envelhecimento dos tecidos, ficando ainda mais evidente em nossa pele. O tabagismo, o estresse, a exposição aos raios ultravioletas e a poluição também aceleram ainda mais a produção dessas moléculas.
A boa notícia é que o processo de envelhecimento pode acontecer de maneira saudável através da suplementação vitamínica.
Um dos fatores que contribuem para “Uma mente sã em um corpo são” é a reposição das vitaminas. Indispensáveis para a saúde corporal, as vitaminas auxiliam no metabolismo celular, favorecendo as reações químicas que permitem a absorção dos nutrientes.
Por não serem sintetizadas em quantidades suficientes para atender às necessidades corporais, as vitaminas devem ser obtidas a partir de dietas alimentares ou por meio de comprimidos multivitamínicos.
Quando a quantidade de vitaminas ingerida é adequada, nosso corpo se torna mais resistente a diversos tipos devírus e bactérias, além de contribuir para nossa pele, cabelos e unhas também fiquem mais bonitos e saudáveis. Porém, quando há deficiência de vitaminas no corpo, seja pela falta de ingestão ou pela absorção inadequada, corre-se o risco de que alguma doença se desenvolva.
O avanço da idade provoca o declínio na produção de certos antioxidantes produzidos naturalmente pelo nosso organismo, dentre eles a Coenzima Q10.
Presente em praticamente todas as células do nosso organismo, a Coenzima Q foi descoberta em 1957, na Universidade de Wisconsin –Madison, pelo professor Fred l. Crane. Em 1958 sua estrutura foi descrita pelo professor Karl Folkers.
Atuando com um antioxidante, sua participação na produção de energia a nível celular é mais concentrada em órgãos de grande demanda energética, dentre eles estão o coração, o cérebro, os rins e o fígado, que são vitais e primordiais para garantir Mens Sana in Corpore Sano.
A Coenzima Q10 (CoQ10) ou Ubiquinona é um antioxidante produzido naturalmente pelo corpo humano, armazenado nasmitocôndrias, que desacelera o processo de envelhecimento cutâneo causado pelos radicais livres, atuando também na produção de energia e reparação das células.
Uma vez que os níveis de CoQ10 diminuem significativamente com o passar dos anos, é de suma importância realizar a reposição deste antioxidante por meio de suplementos ou alimentos, contribuindo assim para harmonizar e equilibrar o corpo humano.
A suplementação da CoenzimaQ10 traz inúmeros benefícios para o organismo, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, hipertireoidismo, câncer de mama, distúrbios neurodegenerativos, diabetes, fribromialgia e doenças musculares.
De acordo com artigo publicado na Frontiers in Physiology – Mitochondrial Research, há evidências de que a suplementação afeta positivamente a síndrome da deficiência mitocondrial e os sintomas do envelhecimento, com base em melhorias nabioenergética.
Doenças cardiovasculares e inflamações também são atenuadas pelo efeito antioxidante da CoQ10. As linhas tracejadas, mostradas na figura abaixo, representam outros efeitos positivos da administração da CoQ10 em relação as doenças renais, fertilidade, síndromemetabólica, diabetes e doenças neurodegenerativas.
Entretanto, ainda são necessárias mais pesquisas para que essas observações sejam validadas.
Obrigada pela sua visita aqui em meu blog e não esqueça deme deixar um comentário sobre o que achou do conteúdo. Seu feedback é muitoimportante!
Sua pele reflete sua beleza e saúde.
EQUILÍBRIO | SAÚDE | BEM ESTAR
Todos os direitos reservados: Dra Bruna Biagini
CNPJ: 28.407.700/0001-14